segunda-feira, 20 de junho de 2011

Papa Bento XVI: A Família é o sujeito do crescimento

Discurso às autoridades da República de San Marino durante visita ao país


Ministério de Comunicação Social da RCCPI
Com informações de Zenit

O Papa Bento XVI destacou a importância de reconhecer a família como principal sujeito para fazer amadurecer pessoas livres e responsáveis, no contexto atual em que esta instituição é tantas vezes colocada em xeque. Bento XVI discursou na tarde deste domingo, no Palácio Público de San Marino, durante o encontro que manteve com os membros do governo, do congresso e do corpo diplomático. 

Ele falou que hoje a instituição familiar é questionada, “quase em uma tentativa de ignorar seu irrenunciável valor”.O Papa denunciou que “os que sofrem as consequências são os grupos sociais mais frágeis, especialmente as jovens gerações, mais vulneráveis e por isso mais facilmente expostas à desorientação, a situações de auto-marginalização e à escravidão das dependências”.
Neste sentido, constatou que, “diminuindo o apoio familiar”, frequentemente os jovens se vêem diante de muitos obstáculos “para uma normal inserção no tecido social”.“É importante reconhecer que a família, assim como Deus a constituiu, é o principal sujeito que pode favorecer um crescimento harmonioso e fazer amadurecer pessoas livres e responsáveis, formadas em valores profundos e perenes”.

2 comentários:

  1. O Papa Bento XVI destacou a importância de reconhecer a família como principal sujeito para fazer amadurecer pessoas livres e responsáveis, uma vez que no contexto atual esta instituição é tantas vezes colocada em xeque. Bento XVI discursou na tarde deste domingo, no Palácio Público de San Marino, durante o encontro que manteve com os membros do governo, do congresso e do corpo diplomático.

    Ele falou que hoje a instituição familiar é questionada, “quase em uma tentativa de ignorar seu irrenunciável valor”. O Papa denunciou que “os que sofrem as consequências são os grupos sociais mais frágeis, especialmente as jovens gerações, mais vulneráveis e por isso mais facilmente expostas à desorientação, a situações de auto-marginalização e à escravidão das dependências”.
    Neste sentido, sua santidade constatou que, “diminuindo o apoio familiar”, frequentemente os jovens se veem diante de muitos obstáculos “para uma normal inserção no tecido social”. O Pontífice destacou ainda que “(...) é importante reconhecer que a família, assim como Deus a constituiu, é o principal sujeito que pode favorecer um crescimento harmonioso e fazer amadurecer pessoas livres e responsáveis, formadas em valores profundos e perenes”.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog. Muito legal mesmo. Já tentei configurar o blog para a RCCPicos, mas só há aquela configuração padrao dada pelo blogspot. Gostaria de receber orientações de como diexar o blog funcional, com barra de menu. Aguardamos! Obrigada!

    ResponderExcluir